segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

JORNAL O GUAÍBA 05/02/2011 (GUAÍBA/RS)

ESCOLAS SERÃO PENALIZADAS POR ATRASOS

Uma das principais decisões do I Seminário de Carnaval foi a penalidade para os atrasos nos desfiles das escolas de samba. De acordo com o secretário da Associação das Entidades Carnavalescas de Guaíba (AECGUA), Luiz Roberto Corrêa, os descontos serão nos horários de concentração, início do desfile e dispersão. Muitas pessoas ainda lembram do grande atraso que ocorreu no ano passado pela obstrução da pista por um carro alegórico da Escola de Samba Tradição. Marcado para 22h de sábado, o início do desfile ocorreu após as 2h de domingo. Por não constar no regulamento, a escola não foi penalizada.
O seminário ocorreu no dia 29, no Sindicato do Papel e Papelão, sendo que, além das penalidades, foi decidida a proibição de carros alegóricos atravessando a avenida no dia do desfile em direção ao local de concentração. As entidades poderão fazer uso de merchandising nas saias laterais das alegorias, desde que não ultrapasse um metro de altura e dois metros de largura. Outra definição será a apresentação de currículo e certificado de conclusão de curso pelo jurado no quesito que irá avaliar.
Para os carnavalescos foi muito importante a criação de um manual de julgador, elaborado com base nos que regem os desfiles do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. “Nós não tínhamos um manual e o adaptamos conforme a nossa realidade”, detalhou o Secretário. Ele exemplificou com duas justificativas de notas no ano passado que descontenaram as entidades. Em uma delas, o julgador de samba enredo tirou pontos porque a música não empolgou os presentes; em outra, uma comissão de frente foi penalizada porque uma componente estava com um acessório incompatível com o enredo. Para os carnavalescos, o primeiro não estava julgando empolgação do público e o segundo não estava julgando fantasia. Agora os julgadores deverão basear seu trabalho no manual.

Verba para o Carnaval

De acordo com o secretário da AECGUA, a verba destinada às entidades foi aprovada pela Câmara de Vereadores. As escolas que apresentarem suas documentações em dia poderão retirar 60 por cento do valor e somente poderão dispor do restante após prestarem conta da destinação da primeira parcela. A Associação solicitou uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Administração para que sejam esclarecidos os procedimentos de apresentação legal de contas. O encontro foi marcado para a noite de quinta-feira dessa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário